Oca Soma

O QUE SIGNIFICA OCA SOMA
Segundo o Atlas das Unidades de Conservação do Estado do Rio de Janeiro, muito antes do colonizador branco chegar, a Serra da Mantiqueira era habitada pelos índios purís, botocudos e goitacazes, que aqui consagravam a beleza e a generosidade de suas águas cristalinas e a tudo davam nome em seu dialeto tupi-guarani. Assim Mantiqueira é o “local em que se originam as águas”; Matutu, a “cabeceira sagrada dos rios”, e Aiuruoca a “casa de papagaios”, através da junção das palavras aîuru (“papagaio”) e oca (“casa”), tantos eram os pássaros dessa espécie que aqui se aninhavam.

Para nós, a Oca ainda mais: é a casa mãe, o lugar da nutrição, do alimento que nos dá a vida.

Chamar de Oca, o nosso espaço erguido aqui no Vale do Matutu, é uma homenagem aos nossos ancestrais indígenas que primeiro pisaram nessa terra sagrada.

Então a Oca como o lugar de aconchego para abençoar aos que aqui aportam. Unidos aqui nessa terra mãe, desse vale uterino, sob a luz do Soma, a luz líquida do luar, o néctar divino da imortalidade, do hinduísmo, “amrita”.

E então Oca Soma, como o corpo físico, de somar, unir e fortalecer a energia transformadora do elemento feminino em todos nós, homens e mulheres. A energia da compaixão, da paz, da gratidão e da beleza, entre tantas outras, tão em falta em nossos dias.

Uma sementinha de amor plantada no sul de Minas, no colo da mãe natureza, com afeto, amor e carinho, para nos trazer auto-conhecimento, na imortalidade e na eternidade.



OCA SOMA: A casa mãe que acolhe a todos

A Oca Soma é um espaço pensado para ser fluído, líquido, flexível. Um local perfeito para processos de cura, dança, música, trocas de todos os tipos.
Fazendo parte de um sítio de três hectares e meio de puro verde, a Oca Soma está localizada a apenas uma pequena caminhada do coração do Vale do Matutu, o Casarão, sede da AMA (Associação dos Moradores e Amigos).
O sítio se divide em dois. De um lado da estrada, está a casinha de pau-a-pique, com aproximadamente 40 anos de vida. Inteira preservada, ela é o símbolo da Oca Soma, e o local de nutrição dos grupos. Do sentar-se a mesa e compartilhar o alimento. Para torná-la mais funcional, a antiga e pequena cozinha com o fogão a lenha, tornou-se o local de preparo das “quitandas”, o lanche da tarde. O espaço ganhou um puxadinho, com uma nova e simpática cozinha maior para execução dos salgados no mesmo estilo original da casinha, e uma varanda ao ar livre para que até 21 pessoas possam celebrar a dádiva de uma refeição.

Pertinho dela, dois chalés com lareira, rede na varanda, e todo o conforto da roça, servem de abrigo para os facilitadores.
O salão de bambu da Oca Soma, projetado pela arquiteta Leiko Motomura (www.amima-arquitetura.com.br) onde as atividades acontecem, foi delicadamente acomodado ao lado de um “templo de araucárias”. Um bosque perfumado, com luzes mágicas, onde uma grande araucária mãe abriga árvores filhotes e a todos que ali busquem o afeto de sua sombra. Um lugar para desligar-se do mundo lá fora e deixar a mente embalar no canto dos passarinhos e no barulhinho bom das águas cristalinas e geladas do córrego que atravessa as árvores.

Do outro lado da estrada, em uma área de um hectare e meio, a Oca Soma disponibilizará o seu espaço de gratidão à comunidade que lhe acolhe: uma grande horta comunitária está sendo planejada para beneficiar os moradores do Vale.
E é com esse alimento sagrado, plantado e colhido pelas crianças e adultos da comunidade, em uma grande mesa na beira de um rio de água transparente, que sentaremos juntos para apreciar a Serra do Papagaio, celebrando a Vida e o fechamento de cada grupo que aqui se formar.

voltar para a home

8 Respostas para “Oca Soma

  1. Vera, que prazer em ver o site,só lembranças maravilhosas de dias passado ai em sua companhia!!!
    Miriam Barricelli

  2. Vera, querida! Parabéns pelo lindo trabalho!
    O site está muito bonito e harmonioso! Pulsa e revela a Oca Soma
    com as cores e a luz de sua acolhedora presença!
    Com carinho,
    Márcia

  3. boa sorte nesta nova pagina de tua vida
    adorei,
    acredito que teu espaço seja
    um dos melhores lugares do mundo
    pra se passar os dez últimos dias deste ano
    parabéns

  4. Querida amiga, este espaço de transformação traz o que tens de melhor em sua singela e profunda essência de “ser”.
    Em breve estarei junto a ti compartilhando e aprendendo com o nosso melhor.
    Bjs

  5. Muitas saudades, parabens, tudo muito lindo…. como era de se esperar, vindo de voce. Breve apareco por ai. Beijinhos e boa sorte. Helena

  6. Greetings Vera, this is Joanna from Airbnb in Fairfax. I have been thinking of you fondly and pray for you each time I wear the beautiful silver heart necklace you gave me when you stayed with us. Hope all is well with you. God Bless you, Joanna and Rob

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s